terça-feira, 22 de dezembro de 2009
quinta-feira, 10 de dezembro de 2009
terça-feira, 3 de novembro de 2009
domingo, 25 de outubro de 2009
sexta-feira, 2 de outubro de 2009
como por a jola à temperatura ideal em 3 minutos (não faço a minima se resulta ou não...)
Como gelar a cerveja rapidamente
A carne já está na churrasqueira..
Aí, a galera chega com latas e mais latas de cerveja.
Estupidamente quentes.
Como gelar?
O professor Cláudio Furukawa, do Instituto de Física da USP,
vai responder essa questão.
Gelo no isopor..
Para cada saco de gelo, coloque 2 litros de água..
1/2 kg de sal..
1/2 garrafa de álcool..
A água aumenta a superfície de contato, o sal reduz a temperatura de fusão do gelo (ele demora mais para derreter) e por uma reação química o álcool retira calor.
Os físico-químicos denominam o líquido de "mistura frigorífica": GELO, ÁLCOOL, SAL E ÁGUA.
A mistura frigorífica é barata e a cerveja fica no ponto de bala em 3 minutos. E esperar três minutos não é nenhum sacrifício, né?
Lembre-se de lavar a latinha ao retirá-la do isopor de forma a eliminar o gosto meio salgado que fica na tampa da lata. Para mulheres, crianças e frescos, vale lembrar que a técnica funciona também para garrafas pet de refrigerantes e latinhas em geral.
Então, bom churrasco!
terça-feira, 8 de setembro de 2009
sexta-feira, 28 de agosto de 2009
"Tony", a.k.a. antónis @ Expomalveira 2009
Como é evidente, o meu alter-ego Tony, estivador de Zurique, jamais falharia uma oportunidade de rever estes espectáculos, e especialmente o do grande Cid.
O espectáculo do Toy não teve grande piada, devo confessar. Cerca de hora e meia em palco, e se cantou 10 musicas foi muito. De resto, encher chouriço com muito diálogo com a banda e piadinhas p'ró público, poemas mais ou menos brejeiros, larachas com fartura. Cantar que é bom, pouquinho. Enfim, lá alinhou os clássicos "chama o António", "perdidamente apaixonado", "sensual", etc., e o destaque para uma cover do "tudo passa" do Nelson Ned. Deixo-vos a foto do camarim, e o video (rasca) de "sensual" - com comentários de qualidade duvidosa, em off, dum malandro sem maneiras que desconheço de todo...
Já o Cid, como era esperado, proporcionou um belíssimo espectáculo, entrando com o óbvio "faz-me falta a Malveira" no hino "cai neve em NI", agarrando a assistência logo de entrada.
Deixo os vídeos de "a pouco e pouco", e "nasci p'rá musica", e a clássica foto de grupo no camarim
quinta-feira, 23 de julho de 2009
domingo, 26 de abril de 2009
quarta-feira, 18 de março de 2009
terça-feira, 24 de fevereiro de 2009
sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009
quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009
Ministério Público proíbe sátira ao Magalhães no Carnaval de Torres Vedras
19.02.2009 - 15h57 Romana Borja-Santos
O presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Miguel, foi surpreendido ao início da tarde com um fax do Ministério Público no qual era dado um prazo à autarquia para retirar o conteúdo sobre o computador Magalhães, que fazia parte do "Monumento", onde apareciam mulheres nuas. “Achamos que pela primeira vez após o 25 de Abril temos um acto de censura aos conteúdos do Carnaval de Torres”, lamentou o responsável, em declarações à Antena 1.
“Fomos surpreendidos agora cerca da uma hora com um fax do Ministério Público assinado pela senhora delegada do 1º juízo, a qual nos dá um prazo até às 15h30 para retirar o conteúdo do computador Magalhães”, explicou o autarca, citado pela mesma fonte. Carlos Miguel acrescentou que “o que existe é uma sátira ao computador Magalhães com um autocolante que se pressupõe que seja o ecrã”, pelo que não entende o pedido para o retirarem do Carnaval e entregaram mais tarde ao tribunal judicial.
O Carnaval de Torres Vedras, um dos mais antigos e que atrai mais visitantes e turistas em Portugal, é célebre pela sátira social e política que representa nos carros alegóricos. O corso nocturno, concurso de mascarados e muita música são algumas das ofertas originais desta festa que continua a ser o cartão-de-visita do concelho.
O “Monumento” é uma construção temática que todos os anos satiriza um aspecto da actualidade, como explica o site dedicado ao Carnaval de Torres. Em 2004 a temática escolhida foi “a excursão saloia ao Euro”, utilizando um longo veículo de transporte de passageiros em que os diversos países participantes no Campeonato Europeu de Futebol eram representados estereótipos nacionais. Em 2005 o tema foi “o futebol nacional”, retratando os símbolos dos três maiores clubes portugueses e os seus escândalos, com particular relevo para o “caso Apito Dourado”.
Em 2006 incidiu sobre as relações internacionais e ficou conhecido como “o fim da macacada” - numa alegoria satírica à preponderância mundial das opções de política externa americana do antigo Presidente George W. Bush. O ano de 2007 foi dedicado às preocupações estéticas. Em 2008 foram representados “super heróis” da banda desenhada.
O “Monumento” de 2009 aborda o tema “profissões” através da nuvem dos altos sonhos de um rapaz de tenra idade. Ele transporta-nos ao seu mundo, um quarto desarrumado, povoado por diversos brinquedos figurativos das reais profissões.
O Magalhães, que faz parte da iniciativa e-escolinha, é um computador portátil que está a ser disponibilizado, ainda que com atrasos significativos, aos alunos do primeiro ao sexto ano por um custo que varia entre os zero e os 50 euros. O acesso à Internet é uma possibilidade para os compradores deste produto.
Notícia em actualização
Fonte: Público
quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009
sábado, 14 de fevereiro de 2009
ALLAH-LA-Ô
sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009
quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009
quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009
terça-feira, 10 de fevereiro de 2009
No fim da festa toca sempre esta (é o negro, meu caros...)
Tristeza
Por favor vá embora
Minha alma que chora
Esta vendo meu fim
Fez do meu coração a sua moradia
Já e demais pro meu penar
Quero voltar aquela vida de alegria
Quero de novo cantar...
segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009
Ó Balancê, balancê!
Quero dançar com você
Entra na roda morena p'rá vêr
o balancê, balancê
Quando por mim você passa,
fingindo que não me vê
Meu coração quase se despedaça
no balancê, balancê
Você foi minha cartilha,
você foi meu ABC
E por isso eu sou a maior maravilha
do balancê, balancê
Eu levo a vida pensando,
pensando só em você
E o tempo passa e eu vou me acabando
no balancê, balancê.
Mamãe Eu Quero
domingo, 8 de fevereiro de 2009
sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009
Por falar em Big Show...
quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009
sexta-feira, 30 de janeiro de 2009
quinta-feira, 29 de janeiro de 2009
"Intigamente" foi assim
segunda-feira, 26 de janeiro de 2009
Esta estava guardada, à espera do momento certo
A foto da imagem é uma das que está nos "placards", refere-se ao Carnaval do ano de 2001.
Também consta um emplastro, que não sei é quem é. Uma jola a quem adivinhar...
Esta foto traz-me uma especial nostalgia, e uma enorme saudade do meu amigo Quim.
Enquanto as pernas não o atraiçoaram, o Quim era menino p'ra dançar toda a noite. Tivesse par, e era sempre a varrer até às 2, a acompanhar malta com menos 50 ou 60 anos que ele. A genica era inata e lendária, como se lembrarão todos os que com ele conviveram.
Preocupa-me a progressiva entrega da tasca à xungaria e à brazucada, coisa que no tempo do Quim não aparecia, senão eram mal recebidos.
Esperemos que neste Carnaval a coisa não piore...
Desafio Folião
sexta-feira, 16 de janeiro de 2009
Já está!
Como foi lembrado, e bem, por um anónimo num post anterior, já cá anda o tradicional (e útil) countdown folião, que vai ficar arrumadinho à direita, logo abaixo dos taberneiros.